O Sistema OnMed permite a gerência do financeiro no sistema, na agenda há uma opção especifica para as entradas financeiras dos pacientes, o sistema possui duas formas de controlar o financeiro na agenda, a forma simples e a completa. O pagamento simples somente faz o controle das entradas, débitos e créditos que o paciente tem, não permite especificar como foi a entrada e nem o que foi feito. Já o completo, deve-se necessariamente especificar o exame/procedimento que foi feito e o valor, após isso, deve-se dar a entrada da forma de pagamento utilizada, também permite trabalhar com pacotes, débitos e créditos do paciente. Para fazer a mudança da simples para a completa, você deve acessar Iniciar-> Configurações-> Configurações Gerais.

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Na aba inicial da tela, logo abaixo temos a opção para alternarmos entre o pagamento simples e o completo.

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Na agenda, para ter acesso a opção do pagamento basta selecionar um agendamento e clicar sobre o botão ‘pagamento’.

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Pagamento Simples

Após clicar no ‘pagamento’ é aí que a opção escolhida é mostrada, primeiramente vamos mostrar o pagamento simples. As opções que essa tela apresenta são: ‘Recebido’, ‘Em débito’ e ‘Em crédito’.

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Como sugere, recebido é quanto o paciente lhe pagou no dia, débito é caso falta pagar algum valor e crédito é se ele deixou algum valor a mais para futuras consultas. No exemplo que vamos usar, a consulta teve um custo total de R$ 300,00 o paciente pagou R$ 200,00 e ficou em débito R$ 100,00.

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Após clicar no botão ‘OK’, na coluna de pagamento da agenda, aparece a entrada de R$ 200,00 e o débito de R$ 100,00, observe que na parte direita, abaixo do botão ‘Salvar Agendamento’, ele mostra um resumo do financeiro do dia.

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Assim, você pode facilmente fazer essa gerência e ir acompanhando pela agenda. Agora vamos simular que o paciente voltou outro dia, e aquele débito ainda está pendente, então ao agendar o paciente o sistema emitirá um aviso dizendo que o paciente ainda possui R$ 100,00 em débito informando a data do débito.

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No caso do paciente fazer o pagamento do débito, basta ir no agendamento que está registrado o débito e clicar sobre o botão pagamento e em seguida ‘Quitar Hoje’. (Dica: para achar facilmente o agendamento clique no botão Pesquisar na barra da esquerda e digite o nome do paciente ou vá direto na data informada).

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E pronto, o paciente terá o débito quitado.

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Pagamento Completo

Agora, vamos voltar na tela de configuração e mudar para ‘Pagamento Completo’.

 

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A tela do pagamento completo possui diversas opções que serão descritas abaixo.

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Como exemplo vamos utilizar um paciente que fez um Ecocardiograma no valor de R$ 150,00 e fez o pagamento com o Cartão de Débito no mesmo dia.

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  1. Na parte superior a esquerda mostra o pacote que está incluso o atendimento, mostra também o crédito do paciente.
  2. Aqui são mostradas as informações de débito e convênio do paciente.
  3. Na opção Exames/Procedimentos você deve necessariamente selecionar o exame, colocar a quantidade e valor e pressionar o ícone do ‘Adicionar’ para incluir esse procedimento.
  4. Se desejar pode também inserir um desconto sobre o valor do procedimento.
  5. O próximo passo é inserir o pagamento, primeiro selecione o modo, caso seja parcelado, o número de parcelas com a data de vencimento, caso seja cheque, os campos ‘Banco’ e ‘Número’ serão habilitados, caso seja crédito, marque a caixa. Após, basta clicar no ícone adicionar.
  6. Após adicionar, a forma de pagamento será inserida na tabela abaixo, para indicar que o paciente já pagou o valor referente à consulta, você deve marcar a caixa de seleção. Após ser inserido na tabela, se desejar excluir basta selecionar e clicar no ícone de exclusão acima da tabela.
  7. Nesse campo você pode imprimir um recibo do valor, pode editar o modelo de recibo ou gerar uma nota fiscal, sendo que a nota fiscal é um serviço à parte do sistema, caso deseje contrata-lo entre em contato conosco.

Dessa forma, depois de salvo aparecerá na agenda o valor referente ao pagamento realizado, bem como o resumo financeiro do dia ao lado da agenda. Também aparecerá o exame/procedimento realizado pelo paciente e seu valor.

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Vale lembrar que toda movimentação financeira feita na agenda, aparece automaticamente na tela do financeiro do sistema.

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Nos relatórios também está disponível os dados financeiros, sendo que há duas opções ‘Faturamento’ e ‘Fat. Pacotes/Atendimentos’, a primeira opção usa-se juntamente com o pagamento simples, a segunda usa-se com o pagamento completo.

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Assim, você pode facilmente fazer uma gerência financeira efetiva na agenda.

 Se alguma dúvida permanecer favor entrar em contato com a equipe OnMed.

(46) 3224-6255 - contato@onmed.net.br

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